Você pode aprender muito sobre um personagem - e sobre um ator – falando com os figurinistas de um filme. Aqui, Tish Monaghan de A Saga Crepúsculo: Eclipse revela alguns segredos sobre os guarda-roupas:
• Robert Pattinson queria usar calças de karatê para a seqüência de treinamento. "Então nós compramos algumas calças de karatê, e como o gavião desce até os joelhos, eu apenas pensei, Ugh. Quem vai passar por isso? Porque tudo tem que ser aprovado pela Summit", disse Monaghan. "Nós mostramos para eles um pouco depois, e eles adoraram as calças de karatê. Quem diria? Fiquei tão surpresa".
• Mesmo na estréia do filme, as pessoas gritaram quando Taylor Lautner apareceu usando aquela camisa preta. "Era quase constrangedor. Eu me senti tão mal por ele”, disse Monaghan, com uma risada. "Elas estavam gritando e dizendo ‘Wooooo!’”. Como ela havia feito em ‘Lua Nova’, o objetivo era colocá-lo em camisas de tamanho menor da Gap ou Banana Republic para enfatizar seus bíceps, apertando em torno dos braços. (Pattinson usou exclusivamente camisas da Gap, acrescenta ela. "Elas eram as que vestiam melhor para ele. E tinham as melhores cores. Então foi isso que ele acabou usando, mesmo quando Edward leva Bella até a tenda. Isso pode parecer estranho para as pessoas, mas ele não sente a temperatura, de modo que é por isso que ele só estava com uma camisa e Bella estava toda empacotada. Jacob, é claro, estava correndo sem camisa".
• O vestido de casamento da Rosalie foi a estrela de uma cena deletada: Para o flashback da Rosalie para a década de 1930, o departamento de Monaghan alugou vestidos originais dessa época e criou dois conjuntos - o que ela usava quando foi atacada e seu vestido de casamento."Infelizmente, no filme, nós só a vemos chegando na porta", disse Monaghan. "Eu não sei por que a cena com ela flutuando pelo corredor foi cortada - talvez porque o elemento surpresa tenha tido um forte impacto. Eles não queriam que nós soubéssemos quem estava chegando à porta. Mas nós fizemos um comboio de seda para ela que flutuava pelo corredor. A atriz (Nikki Reed) foi colocada em uma engenhoca, quase como um assento de bicicleta, e as câmeras estavam à sua frente e dos lados dela. Ela foi rolada pelo corredor muito rápido e um ventilador estava direcionado o véu, então ele estava explodindo atrás dela. Foi maravilhoso".
• Riley (Xavier Samuel) tem um ótimo gosto para vítimas: "Todos os recém-nascidos, incluindo Riley, são os catadores. Vão roubar pedaços de quem eles encontrarem. Riley, por acaso, encontrou alguém que estava vestindo uma jaqueta G-Star e um jeans bem legal", disse Monaghan, com uma risada. "Depois que ele foi transformado, eu só queria colocá-lo em algo que fosse provocativo e muito contemporâneo. Nós quisemos fazer com que ele ficasse novo e poderoso, mas ainda com esse tipo de sensualidade escura. Encontramos este ótimo e apertado casaco G-Star para ele, jeans apertado e uma bela camisa Paul Smith. E então ele teria outra troca depois disso, que foi a mesma jaqueta e jeans marrom-avermelhados apertados, o que para nós foi importante porque, como ele entraria em luta com os Cullen e os lobisomens, tivemos que separar as cores dos recém-nascidos da cor dos Cullen. Tínhamos que ter certeza de que não houvesse qualquer confusão quanto a quem estava em cada equipe quando um corpo saía voando pelo ar. Assim, com os Cullen, nós intencionalmente os colocamos em preto, azul marinho ou cinza escuro. Os recém-nascidos nós colocamos em tons de terra".• Há um pouco da antiga Victoria na nova Victoria. "Por causa da transição de Rachelle Lefevre para Bryce Dallas Howard, decidimos que na primeira cena da Victoria nós devíamos colocá-la com uma roupa parecida com a que tínhamos visto a Victoria em Lua Nova usando pela última vez. Assim o público, além da sua grande juba de cabelos ruivos emaranhados, com certeza saberia que é assim que a personagem é. Há todas essas coisas em que você trabalha tão duro e que acaba se tornando uma coisa tão subliminar”, disse Monaghan. "Gradualmente, nós fizemos a transição para algo um pouco diferente para torná-la a personagem própria da Bryce. Como ela estava cortejando o Riley, eu queria algo que fosse escuro e sério, mas ainda assim sensual, porque ela tem que atraí-lo. Fizemos um top de renda preta com fecho que passava em torno do pescoço, que poderia ser aberto até pela frente, se necessário. Uma roupa punk/romântica. Ficou muito bom com seus cabelos vermelhos, a pele dela foi realçada, e você podia ver que ela estava sendo um pouco como uma sirene tentando lançar sua mágica em Riley.
• Emmett usa cores mais leves que os outros Cullens para mostrar os músculos Kellan Lutz. "Absolutamente", disse Monaghan, quando perguntada se esta teoria sobre o seu Old Navy está correta. "Eu também sabia que o foco seria sobre ele na perseguição à Victoria na floresta, então eu só queria ter certeza de que ele se destacasse entre todos os fundos escuros... Você provavelmente não vai notar, mas eu tomei uma decisão muito consciente de ter os movimentos dos Cullens através da paleta de cores. Eles estão usando cores mais claras quando caçam a Victoria. Na próxima cena grande, quando eles estão com roupas de fazer exercício, eles estão usando uma espécie de tons médios. Então, na batalha final, que é quando eu coloco todos de preto, eu queria que eles estivessem mais discretos".
• Muito trabalho é necessário para segundos de tempo na tela. O exército de recém-criados que o Jasper (Jackson Rathbone, em um uniforme comprado de uma empresa que doa roupas para sociedades em reconstrução, então era como se ele tivesse ficado no deserto por mês), treinou em seu flashback na época da Guerra Civil. "É tão rápido, mas para nós, que temos que fazer o trabalho e nos preparar para esse cenário, é tão difícil como para qualquer outro personagem", disse Monaghan. "Foi uma mistura de peças de vestuário que nós criamos a partir exércitos diferentes, banqueiros, comerciantes, prostitutas." A mulher que o transformou e lidera o exército está realmente vestindo um paletó dele sobre a saia. "Eu estava tentando mostrar a ligação entre os dois", diz ela. "Para nós, o desafio é fazer todas estas ligações temáticas que fazem com que o nosso trabalho valha a pena. É importante fazê-lo, mesmo que ninguém mais perceba".
• É preciso uma aldeia para construir uma aldeia. Descobrir o que a tribo Quileute teria sido vestindo em 1700 foi outro desafio. Monaghan enviou exploradores que desembarcaram na costa do Pacífico e descreveram as jóias dos nativos, suas roupas de casca de cedro e os seus cobertores de pêlo de cão. Ela observou as obras do artista Paul Kane e visitou dois museus de arqueologia canadense com muitos artefatos indígenas. "Fizemos de tudo isto, e nós dissemos: 'Como vamos fazer isso ficar mais barato? ’. Porque nós achamos alguém que estava vendendo uma capa de cedro recriada online por US$ 25.000 a peça. Acabamos criando a partir de coisas utilizadas em paisagismo. Nós compramos algo medindo 200 pés por US$ 25”, disse Monaghan. "Então, eu tinha toda uma equipe de pessoas que fizeram uso de uma só vez. Fomos a um taxidermista, e compramos os ossos. Nós fomos aos restaurantes e compramos conchas de mexilhões. Fomos para outro lugar e compramos conchas de madrepérola, que usamos para as nossas jóias. Nós fizemos os chapéus de cestas de palha de Chinatown. Usamos cobertores de lã e seda crua. Eu estava tão feliz com o resultado da recriação da aldeia Quileute em 1700. Eu acho que fez um trabalho espetacular em seus, penso eu, 10 segundos de tempo na tela".
• Você viu quase Kristen Stewart em um maiô. Era isso que Bella estava usando no script, quando ela estava de despedindo da mãe e do sol. "Realisticamente, maiôs nunca ficam bem em ninguém, se a pessoa estiver apenas sentada ali. Se mergulhar em uma piscina e nadar, talvez”, disse Monaghan. "Eu apenas me aproximei do diretor e disse, ’Escute, nós podemos apenas fazer cortes ou algo em vez disso? ’. Eu acho que, originalmente, nós iríamos gravar na Flórida, mas nós filmamos em Vancouver. A temperatura não estava quente, e nós também queríamos mantê-los confortáveis”.
• Robert Pattinson queria usar calças de karatê para a seqüência de treinamento. "Então nós compramos algumas calças de karatê, e como o gavião desce até os joelhos, eu apenas pensei, Ugh. Quem vai passar por isso? Porque tudo tem que ser aprovado pela Summit", disse Monaghan. "Nós mostramos para eles um pouco depois, e eles adoraram as calças de karatê. Quem diria? Fiquei tão surpresa".
• Mesmo na estréia do filme, as pessoas gritaram quando Taylor Lautner apareceu usando aquela camisa preta. "Era quase constrangedor. Eu me senti tão mal por ele”, disse Monaghan, com uma risada. "Elas estavam gritando e dizendo ‘Wooooo!’”. Como ela havia feito em ‘Lua Nova’, o objetivo era colocá-lo em camisas de tamanho menor da Gap ou Banana Republic para enfatizar seus bíceps, apertando em torno dos braços. (Pattinson usou exclusivamente camisas da Gap, acrescenta ela. "Elas eram as que vestiam melhor para ele. E tinham as melhores cores. Então foi isso que ele acabou usando, mesmo quando Edward leva Bella até a tenda. Isso pode parecer estranho para as pessoas, mas ele não sente a temperatura, de modo que é por isso que ele só estava com uma camisa e Bella estava toda empacotada. Jacob, é claro, estava correndo sem camisa".
• O vestido de casamento da Rosalie foi a estrela de uma cena deletada: Para o flashback da Rosalie para a década de 1930, o departamento de Monaghan alugou vestidos originais dessa época e criou dois conjuntos - o que ela usava quando foi atacada e seu vestido de casamento."Infelizmente, no filme, nós só a vemos chegando na porta", disse Monaghan. "Eu não sei por que a cena com ela flutuando pelo corredor foi cortada - talvez porque o elemento surpresa tenha tido um forte impacto. Eles não queriam que nós soubéssemos quem estava chegando à porta. Mas nós fizemos um comboio de seda para ela que flutuava pelo corredor. A atriz (Nikki Reed) foi colocada em uma engenhoca, quase como um assento de bicicleta, e as câmeras estavam à sua frente e dos lados dela. Ela foi rolada pelo corredor muito rápido e um ventilador estava direcionado o véu, então ele estava explodindo atrás dela. Foi maravilhoso".
• Riley (Xavier Samuel) tem um ótimo gosto para vítimas: "Todos os recém-nascidos, incluindo Riley, são os catadores. Vão roubar pedaços de quem eles encontrarem. Riley, por acaso, encontrou alguém que estava vestindo uma jaqueta G-Star e um jeans bem legal", disse Monaghan, com uma risada. "Depois que ele foi transformado, eu só queria colocá-lo em algo que fosse provocativo e muito contemporâneo. Nós quisemos fazer com que ele ficasse novo e poderoso, mas ainda com esse tipo de sensualidade escura. Encontramos este ótimo e apertado casaco G-Star para ele, jeans apertado e uma bela camisa Paul Smith. E então ele teria outra troca depois disso, que foi a mesma jaqueta e jeans marrom-avermelhados apertados, o que para nós foi importante porque, como ele entraria em luta com os Cullen e os lobisomens, tivemos que separar as cores dos recém-nascidos da cor dos Cullen. Tínhamos que ter certeza de que não houvesse qualquer confusão quanto a quem estava em cada equipe quando um corpo saía voando pelo ar. Assim, com os Cullen, nós intencionalmente os colocamos em preto, azul marinho ou cinza escuro. Os recém-nascidos nós colocamos em tons de terra".• Há um pouco da antiga Victoria na nova Victoria. "Por causa da transição de Rachelle Lefevre para Bryce Dallas Howard, decidimos que na primeira cena da Victoria nós devíamos colocá-la com uma roupa parecida com a que tínhamos visto a Victoria em Lua Nova usando pela última vez. Assim o público, além da sua grande juba de cabelos ruivos emaranhados, com certeza saberia que é assim que a personagem é. Há todas essas coisas em que você trabalha tão duro e que acaba se tornando uma coisa tão subliminar”, disse Monaghan. "Gradualmente, nós fizemos a transição para algo um pouco diferente para torná-la a personagem própria da Bryce. Como ela estava cortejando o Riley, eu queria algo que fosse escuro e sério, mas ainda assim sensual, porque ela tem que atraí-lo. Fizemos um top de renda preta com fecho que passava em torno do pescoço, que poderia ser aberto até pela frente, se necessário. Uma roupa punk/romântica. Ficou muito bom com seus cabelos vermelhos, a pele dela foi realçada, e você podia ver que ela estava sendo um pouco como uma sirene tentando lançar sua mágica em Riley.
• Emmett usa cores mais leves que os outros Cullens para mostrar os músculos Kellan Lutz. "Absolutamente", disse Monaghan, quando perguntada se esta teoria sobre o seu Old Navy está correta. "Eu também sabia que o foco seria sobre ele na perseguição à Victoria na floresta, então eu só queria ter certeza de que ele se destacasse entre todos os fundos escuros... Você provavelmente não vai notar, mas eu tomei uma decisão muito consciente de ter os movimentos dos Cullens através da paleta de cores. Eles estão usando cores mais claras quando caçam a Victoria. Na próxima cena grande, quando eles estão com roupas de fazer exercício, eles estão usando uma espécie de tons médios. Então, na batalha final, que é quando eu coloco todos de preto, eu queria que eles estivessem mais discretos".
• Muito trabalho é necessário para segundos de tempo na tela. O exército de recém-criados que o Jasper (Jackson Rathbone, em um uniforme comprado de uma empresa que doa roupas para sociedades em reconstrução, então era como se ele tivesse ficado no deserto por mês), treinou em seu flashback na época da Guerra Civil. "É tão rápido, mas para nós, que temos que fazer o trabalho e nos preparar para esse cenário, é tão difícil como para qualquer outro personagem", disse Monaghan. "Foi uma mistura de peças de vestuário que nós criamos a partir exércitos diferentes, banqueiros, comerciantes, prostitutas." A mulher que o transformou e lidera o exército está realmente vestindo um paletó dele sobre a saia. "Eu estava tentando mostrar a ligação entre os dois", diz ela. "Para nós, o desafio é fazer todas estas ligações temáticas que fazem com que o nosso trabalho valha a pena. É importante fazê-lo, mesmo que ninguém mais perceba".
• É preciso uma aldeia para construir uma aldeia. Descobrir o que a tribo Quileute teria sido vestindo em 1700 foi outro desafio. Monaghan enviou exploradores que desembarcaram na costa do Pacífico e descreveram as jóias dos nativos, suas roupas de casca de cedro e os seus cobertores de pêlo de cão. Ela observou as obras do artista Paul Kane e visitou dois museus de arqueologia canadense com muitos artefatos indígenas. "Fizemos de tudo isto, e nós dissemos: 'Como vamos fazer isso ficar mais barato? ’. Porque nós achamos alguém que estava vendendo uma capa de cedro recriada online por US$ 25.000 a peça. Acabamos criando a partir de coisas utilizadas em paisagismo. Nós compramos algo medindo 200 pés por US$ 25”, disse Monaghan. "Então, eu tinha toda uma equipe de pessoas que fizeram uso de uma só vez. Fomos a um taxidermista, e compramos os ossos. Nós fomos aos restaurantes e compramos conchas de mexilhões. Fomos para outro lugar e compramos conchas de madrepérola, que usamos para as nossas jóias. Nós fizemos os chapéus de cestas de palha de Chinatown. Usamos cobertores de lã e seda crua. Eu estava tão feliz com o resultado da recriação da aldeia Quileute em 1700. Eu acho que fez um trabalho espetacular em seus, penso eu, 10 segundos de tempo na tela".
• Você viu quase Kristen Stewart em um maiô. Era isso que Bella estava usando no script, quando ela estava de despedindo da mãe e do sol. "Realisticamente, maiôs nunca ficam bem em ninguém, se a pessoa estiver apenas sentada ali. Se mergulhar em uma piscina e nadar, talvez”, disse Monaghan. "Eu apenas me aproximei do diretor e disse, ’Escute, nós podemos apenas fazer cortes ou algo em vez disso? ’. Eu acho que, originalmente, nós iríamos gravar na Flórida, mas nós filmamos em Vancouver. A temperatura não estava quente, e nós também queríamos mantê-los confortáveis”.
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